08 novembro, 2013

Dinamômetro vale a pena?

Configurar injeção é um assunto complexo e polêmico, portanto, não vou entrar no mérito do seu funcionamento e menos ainda qual a melhor solução para remapeá-la. Há muita informação de qualidade na Net pra quem quer se aprofundar no assunto:



Na minha opinião, benefícios como aumento de cavalaria e torque, bem como a diminuição da temperatura, sempre foram consequências do aumento da eficácia do funcionamento do motor, ou seja, usufruir da melhor forma do equipamento, stock ou não, é o objetivo.

Configurei uma porção de mapas com base nos fornecidos e nos logs do meu equipamento de remapeamento, mais uma porção de tentativas e erros, até chegar em um suposto mapa ideal, aquele que considerei ter deixado a motocicleta mais lisa, com um consumo adequado e uma coloração das velas bacana.

Como não sou especialista no assunto, eu sempre ficava encanado se meu mapa estava correto, se dava pra tirar mais alguma coisa da moto ou se simplesmente eu tinha feito alguma merda. Foi então que resolvi recorrer ao dinamômetro pra poder tirar essa encanação da cabeça e fiquei muito satisfeito com o resultado. 



O gráfico acima foi o da primeira vez que coloquei a FAT no dyno. Até aqui, somente ponteiras e filtro de ar. A imagem mostra o aumento de 74 para 79,5 HP e do torque de 88,6 para 92,8. Além de conseguir tirar mais HP e torque do que o mapa anterior feito sem o uso do dyno, o consumo diminuiu bem.

Este último mapa é de como a FAT está agora depois de mais algumas alterações:



Oficinas que possuem esse serviço em São Paulo:




E pra quem acha que é um serviço caro eu faço duas perguntas:
-Quanto custa um equipamento desses?
-Quanto sai pra formar um especialista?


Se vale a pena usar o dinamômetro pra mapear a injeção? Pra mim tem valido a pena demais!

2 comentários:

  1. Fala doutor!! Parabens pelo blog, tenho acompanhado diligentemente!
    Me diz uma coisa, quais foram as "algumas alterações" de onde vc arrancou mais 20 HP?

    Abraços!
    V.

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    Respostas
    1. Fala Vesper, blz?

      Cara, me desculpe pelo atraso na resposta e muito obrigado por acompanhar.

      Respondendo a pergunta:

      Estágio I
      -Filtro de ar;
      -escape SuperTrapp 2x1
      -remapeamento de injeção com SEPST

      Estágio II
      -comando Andrews de média alta;

      Estágio III
      -Cabeçote Screamin' Eagle 110;
      -Kit 103 em substituição ao 96 original.

      Daria pra tirar ainda mais, mas priorizei durabilidade e conforto.

      Grande Abrax

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