Para deixar o ronco mais interessante, consegui um escapamento da Torbal 2x1, como os usados na época.
Instalar o escapamento é relativamente fácil, a parte chata e trabalhosa é desmontar todo o conjunto antigo, ainda mais em uma moto de quase 30 anos que estava ainda com ponteiras originais:
O processo é relativamente simples, e as ferramentas utilizadas também:
- Chaves L (12,13,14)
- Chave Boca (10)
- WD40
- Marreta de borracha
- Chave Phillips
Comece soltando os defletores, eles ficam rente aos pedais e permitem que se acesse o local exato entre as ponteiras e as curvas de escape:
O resultado fica assim:
O próximo passo é soltar os parafusos que prendem as curvas de escape à marmita equalizadora, posteriormente solte as porcas que fixam as castanhas aos prisioneiros do motor e remoca as curvas de escape:
No caso das motos como essa que tinha um mata-cachorro instalado, e melhor remover o mata-cachorro antes. Depois disso é só soltar os parafusos que prendem as abraçadeiras das ponteiras, remover os parafusos que prendem as ponteiras ao quadro elástico e desencaixar as ponteiras. ( isso fica mais fácil com uso de WD-40).
Para tirar a marmita equalizadora você tem que ter um pouco de paciência com a ferrugem e acertar bem a posição da chave, pois o lugar não favorece.
Depois disso o caminho está livre para instalar o novo escape. Vale ressaltar que deve-se tomar cuidado com os prisioneiros do motor para não entortá-los. Sempre que for trocar um sistema de escapamentos, tenha em mente que você deve colocar anéis de vedação novos, custam barato e são essenciais para o bom funcionamento do conjunto.
A troca do conjunto aliviou em cerca de 12Kg o peso da motocicleta. Logo mais serão postadas fotos da montagem.
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